O Rama em Flor é um festival que se compromete a celebrar o feminismo e a cultura queer, através de um programa transdisciplinar, heterogéneo e inclusivo.
Com três edições, 2016, 2018 e 2021, o Rama em Flor assumiu a sua multidisciplinaridade com conversas, cinema, música, djsets, workshops, exposições e feira de zines.
O Rama em Flor é herdeiro do Ladyfest, um festival comunitário que nasceu em 2000 a partir do movimento riot grrrl e que desde então é organizado independentemente em inúmeros países.
Dando espaço para encontros e debate entre pessoas ligadas às artes, investigação e ativistas locais e internacionais, procura-se aumentar a representatividade feminina, trans, não binária e não branca, incitar à consciência política e à atividade cívica e estimular a liberdade das identidades e expressões de género.
Afirmamo-nos como representante de questões feministas e queer, procurando a integração das mesmas na comunidade generalizada.
Apelamos à reflexão pessoal e coletiva, criando espaços de diálogo e partilha na comunidade de uma forma livre, segura e inclusiva.
Somos um projeto voluntário, sem fins lucrativos, aberto a toda a comunidade e de livre participação.
Queremos ser um agente de mudança social, capaz de criar redes afetivas de proximidade, trazendo visibilidade a comunidades mais desprotegidas.
Procuramos criar ligações horizontais entre diferentes agentes culturais, sociais e institucionais da cidade, público, artistas, instituições e investigadorus.
Responder ao contexto atual, produzindo respostas imediatas e mostrar novas possibilidades de cooperação artística, social e cultural.
Beatriz Vasconcelos
Daniela Ribeiro
Raquel Serra
Bruno Trigo
Marta Espiridião
Melissa Pereira
Nael D’Almeida
Odete
Beatriz Vasconcelos
Ana Baliza
Xipipa
Madalena Espirito Santo
Miguel Beco
Ana Fernandes Rodrigues
DAMAS
Galeria ZDB
Manta
Museu de Lisboa - Palácio Pimenta
NOVO Negócio
Núcleo A70
UMAR
VALSA
Voz do Operário
República Portuguesa – Ministério da Cultura
Maternidade
Câmara Municipal de Lisboa
Antena 3
Festas de Lisboa - EGEAC/Cultura na Rua
Gerador